o ateliê e a bancada

Meu glitter é pó de ouro e prata

A bancada de joalheria é um lugar que sempre me fascina.

Fim de janeiro, início de fevereiro e um calor dos infernos, acompanhado por chuvas desmesuradas. Na bancada de ourives, o calor tende a ser ainda pior, dependendo do que estiver em produção, mas isso é irrelevante, porque eu amo estar à bancada, coberta de pó de prata e ouro.

Essa foto foi feita ontem à noite, depois de exaustivas horas fazendo dois anéis enormes. Mesmo assim, a luz perfeita me fez parar tudo para registrar aquele momento. Fiquei muito tempo longe da bancada, tratando de obter um diploma que não é bíblico. Não estava completamente afastada, porém passava mais horas no escritório que no ateliê, até dias inteiros. Perdi o jeito, os calos e duvidei da minha capacidade de fazer joias.

As peças feitas em dezembro, e foram muitas, me colocaram de volta no jogo, mas o intervalo no fim de ano, mais necessário do que nunca, quebrou o ritmo. O jeito foi começar de novo em janeiro. Não foi só um começo de ano como qualquer outro. Foi um trabalho lento e cauteloso para entender o que eu quero fazer e produzir daqui para a frente. O resultado foi maravilhoso. Estou me reconectando às peças abusadas
com pedras divinas que amo. Também estou realizando algumas renovações super especiais, trazendo peças de volta à vida e criando novas. Fiz uma coleção de alto verão de brincos minúsculos, para usar sem tirar nesse verão escaldante.

Tudo isso porque, apesar do calor, amo a estação! Talvez sejam as lembranças de uma vida muito bem vivida nas férias de verão da infância e adolescência. Pode ser meu ranço com o determinismo geográfico que, ainda hoje, atribui uma indolência que eu não vejo em quase lugar algum e que passa longe do meu cotidiano. O certo é que eu entro num astral réveillon-férias-carnaval, mesmo trabalhando direto. Depois ele é substituído pelo encantamento com as lindas luzes do outono. E mais tarde… Resumindo, adoro todas as estações e adoro lembrar que estou viva para apreciá-las.

O carnaval esse ano cai em março, mas fevereiro sempre terá confete, serpentina e glitter, muito glitter!

Previous Post

No Comments

Leave a Reply